sexta-feira, 28 de setembro de 2018



   Celebramos o 26º domingo do tempo comum, tendo como centro o mistério de um Deus que se revela na história da humanidade. As Sagradas Escrituras retratam parte desta revelação por meio da longa trajetória do povo de Israel e através da revelação máxima dada em Jesus de Nazaré. 

   Neste domingo comemoramos o dia da Bíblia, agradecendo a Deus o dom de si mesmo que se derrama sobre nós e não pode ser aprisionado aos nossos esquemas, como bem demonstrarão as leituras.. 

Oração do dia 

Ó Deus, que mostrais vosso poder sobretudo no perdão e na misericórdia, derramai sempre em nós vossa graça, para que, caminhando ao encontro das vossas promessas, alcancemos os bens que nos reservais. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

   Música para acalmar o coração e entrar em "diálogo com aquele que nos ama" (Sta. Tereza de Jesus).



   A 1º leitura: Nm 11, 25-29, nos coloca no contexto da história primitiva do povo de Israel, onde Moisés partilha de seu espírito (legado) ao anciãos, na tarefa de guiar o povo, administrar a justiça, governa... “com Moisés serão responsáveis pelo bom andamento da vida do povo” (Jean-Louis Ska). Porém, estes anciãos não foram capazes de transcender ao campo da profecia, algo que Deus inspirou a outros, gerando por sua vez, incomodo nos líderes e certos membros da trilho. Moisés pleno de sensatez e cheio do espirito de Deus exclamou: “quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta e que o Senhor lhes concedesse o seu espírito” (Nm 11, 29b). Moisés soube reconhecer a liberdade de Deus, que atua indiscriminadamente, fazendo surgir profetas do meio do povo. Profeta não é alguém que age por si mesmo, mas alguém que se deixa conduzir plenamente pela inspiração divina, é alguém que sabe ler a realidade que o circunda, a luz da Palavra de Deus e sua fé.

   O salmo 18/19, recorda que a lei de Deus não deve ser um peso na vida, mas uma alegria para o coração e conforto para a alma. 

   A 2º leitura continua refletindo sobre o libro do apostolo Tiago. A passagem de hoje: 5, 1-6, inicia com palavras duras contra os ricos que agem com injustiça contra os menos favorecidos. Neste caso o autor cita os trabalhadores explorados e não pagos. O clamor de um povo aparece novamente sendo escutado por Deus, através da denuncia do apostolo. 

   Hoje e ao longo da história da humanidade, percebemos inúmeras desgraças e horrores cometidos contra a vida, especialmente dos mais pobres e desamparados. A situação é ainda mais agravada quando o discurso é apoiada por "argumentos" religiosos que manipulam a Palavra e os planos de Deus. O nome de Deus não pode ser usado em vão, não pode ser usado em favor da injustiça. ISSO É HOMICÍDIO de Deus!

   O Evangelho de Marcos 9, 38-43.43.45.47-48, está em plena sintonia com a proposta apresentada na primeira leitura, com a pretensão de que Deus haja somente dentro das nossas instituições e esquemas mentais. Quantas vezes subordinamos a Deus de acordo com nossas crenças. Isso é paganismo bravo e muito comum em nossa Igreja. É escandaloso afirmar isso, porém o pior é permanecer em uma eterna cegueira, crendo que somos os detentores da verdade. O Evangelho é vida! Voltemos a ele, pois o Espírito de Deus se derrama por toda parte, por isso, abra o teu coração para enxergar os sinais de Deus que estão diante de ti. 

Jesus nos v. 39-40, corrige seus discípulos para o que realmente importa: o cuidado a vida e sua dignidade, independente de onde e de quem vier. Nos versículos seguintes, Jesus aprofunda e expande ainda mais a questão, alertando para possíveis escândalos contrários à sua mensagem e apontando para atitudes para coerentes de seus seguidores, para isso, é preciso estar atento a tudo aquilo que pode atentar contra a realização desta Boa Nova, começando pelas nossas próprias intenções e atitudes. Cada um saberá identificar tudo aquilo que é motivo de distração e corrupção contra um sonho, um projeto, aqui a questão é mais profunda, pois nos referimos ao projeto de Deus para a humanidade que tem a nós como portadores. 

Bom final de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º Domingo da quaresma 2020