quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

E um ano depois de mi vida


Gostaria de compartilhar com vocês um ano de graça que vivi ao longo de 2018. No dia 23 de dezembro de 2017 entreguei minha primeira carta pedindo a dispensa dos votos e desvinculação da congregação a qual pertencia. Muitas coisas sucederam depois deste evento. Poucas pessoas sabem o grande drama que vive ao longo do discernimento e crise vocacional. 

Dei um salto no escuro e decidi recomeçar a minha vida, o que consistiu em em um desafio encantador. Contava somente com a graça de Deus e a coragem de seguir adiante. Me lembro que antes dessa decisão tive muito medo do futuro, muitas dúvidas e inseguranças, pois tinha muito medo de fracassar e me perguntava o que faria? Como seria minha vida... O medo foi enorme, perdi noites de sono e a paz interior. Mas sobretudo, decidi não ser covarde, não me acomodar atrás de uma vida onde "tinha tudo" e não precisava me preocupar com emprego, aluguel, contas a pagar e etc. Lhes digo sinceramente que quando entrei na vida religiosa consagrada, senti verdadeiramente Deus me chamar, e quando saí senti Deus me acompanhar e me cuidar. O processo não foi fácil como alguns acreditam, são dores de parto rsrsrs. Esta foi uma das grandes coisas que vivi este ano: eu me lancei, Deus me cuidou e abriu inúmeras portas! Me cuidou como nunca, me fez crescer, me faz valente e saber-me mais amada a cada instante. 

Quando saí, voltei para casa da minha mãe, fiz novos planos, mas Deus traçou outros. Com muita alegria concluo este ano, sendo muito grata ao Senhor e aos inúmeros instrumentos que Ele pôs no meu caminho.

Decidi compartilhar com vocês esta alegria vivida na carne para animar a todos aqueles que em algum momento o outro passam por dificuldades, dúvidas e medos, assim como eu. Convido-os a não desanimar, mas a rever a própria vida e seus projetos diante de Deus, pois Ele nos surpreende e me surpreendeu. Espero não ser cabeçuda e querer buscar as coisas por mim mesma sem Ele, pois nem sempre é fácil saber e viver segundo os propósitos de Deus.

Pessoas muito, muito próximas e de confiança sabiam realmente o que eu estava interiormente sofrendo, e hoje ao acompanhar minha ação de graça, sabem o que ela significa para mim. Eu não sei do futuro, desejo muito concluir o curso de teologia e iniciar a psicologia para ajudar aqueles que estão no limite da vida, perdendo o sentido da própria existência e ajudá-los a enxergar o belo da vida, mesmo que exista a dor, o cinza e os espinhos, mas sobretudo, com sonhos e projetos, entrego uma vez mais a minha vida a Deus, quero ser disponível e me deixar surpreender. Sou dele, sou muito feliz, plena e amada. Não mudaria nada, mesmo diante da morte, pois vivo com sentido a cada dia, sendo eu mesma e sem medo de lutar por aquilo que acredito. 

Também sou grata aos amigos e familiares que caminharam comigo ao longo do ano. Agradeço aos meus padrinhos por assim dizer, frei Jacir e o Carlos Toty por darem tanta força para seguir a graduação em Teologia (mesmo com os boletos atrasados). Agradeço igualmente aos franciscanos da Província Santa Cruz, pela força nos estudos. Agradeço o carinho de tanta gente, que fez transbordar o meu "tanque de amor". Agradeço a Deus pela coragem e sagacidade da qual me investiu. Agradeço não ter sofrido o desemprego e clamo pelos que sofrem esta dura realidade. Agradeço ao Giovannini e ao André, meus facilitadores e padrinhos de livros rsrsrs. Agradeço muito ao diretório acadêmico Dom Oscar Romero, pela força, carinho e apoio acadêmico. Na verdade são muitos os detalhes que não dão para descrever, pois faltaria papel e cansaria a todos rsrsrs. 

Meu amigo, minha amiga, te encorajo a não desanimar frente aos desafios da vida e a não se contentar com uma vida aparente, ligada no piloto automático e acomodada as circunstâncias. Lute pelos teus sonhos e eles se realizarão com o tempo. Lembre-se que "a sorte segue a coragem e que não nascemos prontos" (Cotella). Se em algum momento sentir que nada tem sentido, é porque você está no sentido errado, pare, ouça a voz do coração, perceba os sinais do teu corpo para saber encontrar o caminho certo. "Espera no Senhor, seja firme, fortaleça teu coração e espere em Deus" (Sl 27). 

Obrigada Senhor pelo que fez em mim e por mim! Deixo esta frase que tem me acompanhado por muitos anos e acalentado nos momentos de angustia: "Nada te perturbe, nada te espante... Quem a Deus tem nada lhe falta. Só Deus basta! Sta. Tereza de Jesus
Feliz ano! 
Com carinho, July Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º Domingo da quaresma 2020