Neste final de semana celebramos o 3° domingo do Advento: domingo da alegria, onde a liturgia nos revela que Deus tem um plano salvífico para toda a humanidade. A alegria proposta não é alegria da euforia momentânea, mas uma alegria que se converte em um modo de vida. A alegria que tanto tem nos convidado o Papa Francisco, que perpassa os seus escritos e homilias. Para elucidar ainda mais esta alegria evangélica, faço presente a figura da irmã Clare, uma jovem irlandesa que deixou tudo, inclusive uma promissora carreira de atriz, para seguir a Cristo dando tudo por ele. Ir. Clare, se destacava por uma alegria sem igual que tocava a todos e orientava para Deus. Infelizmente ela morreu no terremoto de 2016 no Equador. Outra figura conhecida por sua alegria e simplicidade, foi São Felipe Neri que se fazia criança entre os pequeninos e lhes falava de Deus através de seu próprio modo de ser.
Para aqueles que desejam conhece-la:
Como veem, a verdadeira alegria provém das coisas simples e de um modo de vida, não do ter, do possuir, de ser o melhor e o maior. Marcelo Jeneci em sua música felicidade, soube captar esta verdade, em um dos versos ele diz: Felicidade é só questão de ser.
Quantas alegrias, quantos amores podemos está perdendo por achar que a felicidade se resume em ter uma carreira perfeita, um corpo fitness, uma casa invejável, entre outras coisas. Como dizia Saint Exupéry na obra do pequeno príncipe: o essencial é invisível aos olhos! As coisas de Deus também são assim, sendo invisíveis aos olhos da arrogância, do poder e do ódio.
O evangelho de hoje João 1, 6-8. 19-28, temos uma passagem que está em sintonia com a narrativa de semana passada. Novamente aparece a figura de João Batista como a voz que clama no deserto, mas a centralidade está em Jesus. João Batista é apresentado pela comunidade joanina como aquele que testemunha a luz verdadeira. Desde o princípio do evangelho já aparecem as autoridades judaicas, que se oporão ao ministério de Jesus e estão preocupados com seus esquemas de poder e manter a própria comodidade, o messias prometido faria uma restauração completa em Israel. Por isso, querem saber quem é João e por que faz o que faz. Para alguns certamente ele se enquadrava no papel do messias esperado, pois falava com autoridade e despertava o interesse de muitas pessoas que acreditavam em sua pregação. Os enviados de Jerusalém querem saber a identidade daquele que batiza e convida à conversão. João por sua vez, desconstrói uma imagem que outros fizeram de si: eu não sou! Uma atitude que diz muito sobre seu caráter. Ele se disafirma, o que é ao mesmo tempo diferente de se desvalorizar, pois ele se reconhece como tal, em sua inteireza, mas sabe que não é o messias esperado, que já desponta em Israel.
João se comporta como um verdadeiro enviado de Deus, não pretendendo para si qualquer privilégio.Veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos acreditassem por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz.
Jesus é a luz que nasce nas trevas da escuridão que desumaniza o mundo e cada ser humano. Isso deve nos alegrar e gerar em nós esperança frente aos desafios que nos são apresentados e parecem ser maiores que nós. Não desanime, volte a Ele seu coração e sua vida. Ele é aquele que é e faz presente em sua práxis o espírito de Deus e nos liberta das amarras da escravidão da cegueira e da surdez (primeira leitura).
Semana passada você falava da atitude de gratidão, o cântico de Maria, proposto como salmo na liturgia de hoje, é um grande exemplo de gratidão e reconhecimento das obras de Deus em nossa vida. Faça o seu próprio magnificat e deixe o Emanuel (Deus conosco) habitar em ti.
Feliz semana!
July Lima
Que linda reflexao!
ResponderExcluirO Espirito Santo de Deus lhe usando para proclamar a palavra.de Deus! Amem🙏
Obrigada prima
ResponderExcluirParabéns Juliana! Bela reflexão! Bonita a história da Ir. Clare.
ResponderExcluirObrigada por acompanhar meus escritos. Ore para que eles sejam sempre frutos da presenca de Deus e não palavras puramente minhas.
ResponderExcluirC.I.I.T. (C.I.T. - The History of the
ResponderExcluirC.I.T. was titanium hair dye a subsidiary of T. titanium quartz meaning L.A. babyliss nano titanium flat iron Entertainment. The C.I.T. (C.I.T. - The History of the Ancient World). The 2020 edge titanium Company is based in ceramic vs titanium curling iron San Luis Obispo,