O conteúdo das Sagradas Escrituras nem sempre são de fácil compreensão, pior ainda quando são lidos ao pé da letra. O fato é que quando nos acercamos a um texto, especialmente textos e autores religiosos e sagrados, é sumamente importante tomar em conta o contexto que tenha influenciado o autor. Com as Sagradas Escrituras passa o mesmo, pois a Bíblia foi composta ao longo de vários séculos, sofreu inúmeras influencias devido aos diferentes contextos, culturas e épocas. Um fato importante a saber, é que os livros contidos nas Sagradas Escrituras não seguem uma ordem cronológica quanto ao momento em que foram escritos, mas sim uma ordem temática, organizada posteriormente.
O livro do gênesis é uma das obras que foram escritas no contexto do exílio babilônico, onde o povo volta sobre sua própria história dando origem a maioria dos livros e/ou fragmentos, que hoje conhecemos como o Primeiro Testamento. Os judeus estando na Babilônia, se confrontaram com uma nova cultura e religiosidade, que os fez repensar sua própria vida e história. Frente aos deuses babilônicos e seus mitos, eles compõem mitos e contramitos sobre a origem do mundo e a origem do povo de Israel, buscando dar uma resposta religiosa aos vários questionamentos que surgiram. O livro do gênesis está composto por 50 capítulos e pode ser dividido em 3 blocos: origens: 1-11; ciclo dos patriarcas 12-36 e ciclo de José 37-50.
Nos vídeos abaixo (curta duração) o professor Frei Jacir de Freitas Faria, explica resumidamente os mitos e contramitos do livro do gênesis. É algo surpreende e bastante interessante. Este é um grande início para aqueles que desejam se aprofundar no estudo das Sagradas Escrituras.
É um investimento na tua fé e no modo de crê
Nenhum comentário:
Postar um comentário