As vezes parece que todas as portas se fecham diante de nós, mas será hora de desistir? De jeito nenhum, pois o nosso mundo não desaba com estas coisas, mas quando deixamos de crer, de sonhar e lutar pelo o que realmente queremos. Descubro cada vez mais que mesmo nos obstáculos existem possibilidades de crescer com as experiências positivas e negativas, a possibilidade de superar a mim mesma e de descobrir novos caminhos.
Em uma passagem bíblica Jesus alerta para temer aquele que pode matar a alma, ainda que tenha poder sobre o corpo (Mt 10, 28). A alma é o mais íntimo de nós e o outro só tem acesso ao que permitimos. A chave da nossa vida não está nas mãos de outros, mas em nós, pois é um grande bem, onde “somos sócios majoritários, ainda que não tenhamos poder sobre tudo” (professor Leandro Karnal). Na vida e no mundo não temos o controle das coisas, queiramos ou não elas acontecem, exemplo: chuva, sol, fome, desemprego, corrupção... mas temos sobre nós. Temos a maior porcentagem e responsabilidade sobre nossa vida e o que fazemos com ela. Lembrando: o outro só tem poder sobre aquilo que consentimos.
O universo tem trilhões de anos, mas a humanidade está pouco desenvolvida sobre o conhecimento de si mesma, especialmente o ocidente. Tudo o que é descoberto é para fora do humano, ainda que nos ajudem, tal como a tecnologia, os avanços da ciência e do mundo automobilístico e demais serviços. Temos o mundo em nossas mãos, mas entregamos de bandeira o intransferível: nossa liberdade e o direito de ser quem somos. Por isso o mundo globalizado crer que pode nos controlar. Infelizmente ele tem nos controlado com seus sistemas atraentes, porém nocivos.
Não desista de teus sonhos ou permita que alguém os roube e diga que é incapaz de algo. Se for necessário troque de caminho e recomece, nada é mesmo eterno ou nos pertence. Siga adiante de cabeça e com a esperança viva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário