domingo, 4 de março de 2018

A sorte segue a coragem



“Ser pessoa consiste em dispor-se aos outros. Trata-se de um projeto audacioso de pertencer-se para doar-se” Pe. Fabio de Melo


Vivemos em uma sociedade liquida onde tudo passa incrivelmente rápido. As pessoas querem riqueza, fama e seu nome na posteridade, mas se negam a fazer processo e ser aprendiz da vida. Olhando para Sócrates, Platão, Pitágoras, Aristóteles, Agostinho, Marx e tantos outros personagens que deixaram seu nome e sua contribuição na história da humanidade, vemos grandes homens e mulheres que marcaram seu tempo. No entanto, não são reveladas suas lutas e batalhas pessoais, tanto quanto são seu sucesso e façanhas. Os desafios que tiveram que enfrentar, foram determinantes em suas vidas. 


    Poucos sabem que Sócrates foi perseguido por suas ideias que conscientizavam e questionavam a todos, especialmente os líderes políticos e religiosos, pois desejava uma sociedade nova, mais justa, onde considerava a educação como o remédio para o crime. Remédio que negavam dar a população. Sócrates foi perseguido ao ponto de ser obrigado a tomar cicuta, rompendo aí o ciclo de sua existência. No entanto seu pensamento não morreu, mas ao contrário, pode iluminar homens e mulheres através de vários séculos. 

    Os principais pensamentos de Platão atravessaram a história, mas suas lutas para chegar a ser quem foi, não são mencionadas as multidões. Ninguém disse que ele foi vendido como escravo por Dionísio, rei de Siracusa que temia seus ensinamentos. Este se livrou da escravidão porque conheceu o poder da verdadeira amizade. Além da escravidão, foi obrigado a viver 12 anos longe de sua cidade natal. Anos que foram essenciais para o seu conhecimento, pois aproveitou para viajar e conhecer a sabedora de outras culturas. 

Como se pode ver, todos passamos por desafios, fracassos e conquistas, por isso não deve existir vítimas ou vilões, somos seres em construção, habilitados para escrever a própria história. O diferencial está em nossas atitudes, de como enfrentamos as coisas, sendo maduro frente a elas ou sendo levado como uma folha ao vento, sem nenhuma atitude. 

Que dizer da inteligência de Pitágoras e do quanto teve que suportar?! Começar do zero não é fácil, mas ele começou após ter sua escola filosófica destruída e incendiada. Venceu o desprezo e a exploração de seus conhecimentos. Mas estes mesmos conhecimentos, foram sumamente imprescindíveis para o avanço da ciência. Como vemos, nada é por acaso, todo o herói tem sua história de dor, de lutas pessoais, mas que se deixaram guiar pelos seus sonhos e inspirações. 

    Poderia seguir citando tantos outros, tais como o brilhante Aristóteles, Heráclito, Agostinho de Hipona, Orígenes, Tomas de Aquino, Marx... mas o central e comum destes homens foi o desejo do bem, tanto a nível pessoal como social. Certamente tiveram seus erros e acertos, mas assim é a vida, não podemos nos negar vive-la. 

   Ao longo da nossa história tivemos diversos enviados de Deus, chamemos de Abraão, Moisés, Maomé, Jesus, Buda, Confúcio, Gandhi, Teresa de Calcutá, Irmã Dulce e tantos outros, o que eles vieram nos transmitir foram os ensinamentos de um Deus amor, criador. Para seguir firme na fé, não precisamos eliminar o outro. Nossa vida se constrói com o outro, com o diferente. 

    A história da humanidade já era para estar anos luzes de avançada, mas em lugar de somar nossos conhecimentos, tratamos de eliminar o que nos ameaça. Alguns são capazes de eliminar seu próprio passado, por não aceitar suas origens, por desprezar o meio social de onde saíram. A maquiagem nunca esteve tão de moda, pois oculta um rosto com manchinhas, pintas, sardas, algumas marcas de expressão... quer engano maior que querer ocultar a própria idade? Isso é desconsiderar a própria história pessoal, os anos de luta, as conquistas e etc. fazemos plateia para a beleza, esquecendo que o branco depende do preto, que o sol não se opõe a lua, mas se completa com ela. Assim somos nós: as experiências que passamos, podem caracterizar e revelar quem somos. Não nascemos prontos e não sairemos vencedores na primeira batalha, por isso, é preciso persistir. 

    Creio que todos já sabem que o pó de café dá o melhor de si quando confrontado com a água quente. Dizer tudo isso sei que é fácil, também estou na escola da vida e realmente posso dizer que nada sei diante de um mundo vasto em conhecimento. Não estamos só, Deus continua enviando seus seres de luz até nós, mas a luz só pode ser contemplada na luz! Fica a dica de uns iluminados de nossos tempos: Professor Leandro Karnal, professor Mário Sergio Cortella e Laércio Fonseca, professora Lúcia Helena da escola nova acrópole e tantos outros espalhados pelo mundo, depende de nós se estamos abertos a receber tais bens. Espero que você esteja! Não permita ao outro dizer o que você pode ou não, acredite em voce, em teu poder. Como diz o professor Cortella: a sorte segue a coragem! Seja corajoso, corajosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º Domingo da quaresma 2020