Todo o conhecimento que adquirimos é um poder que recebemos. Não despreze as oportunidades de conhecimento e de estudar que tenha, como diz São Paulo: tudo contribui para o daqueles que amam a Deus. Tudo na vida contribui para que sejamos pessoas, a diferença estará como nos posicionamos frente as coisas e acontecimentos. Por isso, partilho com vocês pequenos trechos que leio, tudo pode ser gota de sabedoria.
Calar-se para poder ouvir
“Entre os muitos significados de obediência, está o de prestar atenção e ouvir com cuidado para então agir de acordo. Ouvir com atenção pressupõe calar-se, pois enquanto eu mesmo estiver falando não consigo escutar. Ouvir com atenção significa ficar quieto e vazio para deixar-me encher por algo novo” (Grum e Andrea Schwarz). Vivemos no mundo globalizado, porém carente de amor, de escuta que abrace o outro nas suas alegrias e dores. Algo mudou radicalmente, pois já não temos time interior para escutar, vivemos conectados e afanados, sempre correndo. Com 3 ou 5 minutos uma senhora conta toda sua vida no coletivo, porque não encontra em sua casa um coração que a escute.
É irônico, mas a nossa juventude e outras pessoas, correm o risco de perder ou de ter alguma alteração em sua audição. Estamos com os ouvidos no lugar errado e até tapados. O que os olhos não veem, o pé esmaga. Os namorados não se ouvem, só transam ou discutem; pais e filhos se cobram, mas não se ouvem reciprocamente; Patrões “vomitam” afazeres sobre seus empregados, mas desconhecem o potencial de sua equipe; as religiões pregam e decretam sentenças, mas não acolhem e orientam o povo; os políticos fazem suas leis e lavagens, sem o menor escrúpulo com a dor e miséria da população.
Está na moda a pergunta: que país nós queremos? Que filhos estamos deixando para o mundo? ... Mas esta pergunta não pode ser clichê ou moda da globo, A ação que exercemos no mundo de modo particular, repercute sobre os outros, sejamos conscientes ou não. A escuta não só se refere a escutar alguém, mas também, a escuta do nosso próprio coração e os clamores do nosso corpo, seja pelos sintomas que apresentam ou por pela crítica de outros. Escutar, é essencial, é mais que ouvir.
Palavras são preciosas, importantes, valiosas.
Não as perca, pare antes de falar
Deixe que cresçam em você, antes que as solte
Doe-lhes ao silencio para que possam vir a ser
Acredite nelas
para que possa pronunciá-las com convicção
Concentre-se, fique em você,
torne-se substancial, limite-se
A força se concentra no pouco,
perde-se no muito.
Poesia do livro: chamados a viver o Evangelho
Autores: Anselm Grun e Andrea Schawarz
Nenhum comentário:
Postar um comentário