sábado, 23 de junho de 2018

Nas pegadas de João Batista


      Neste final de semana celebramos a Natividade de São João Batista, considerado o último profeta do Antigo Testamento. No entanto, a profecia é uma realidade sempre presente na história de cada povo, pois ela nos ajuda a manter o equilíbrio da vida mostrando, os excessos e abusos cometidos contra a vida, a nível social, político e religioso, mas também aponta para os caminhos de revitalização e libertação de um povo, de um determinado grupo e cultura. O Profeta não é alguém extraordinário, mas alguém profundamente encarnado na realidade que o circunda, sendo capaz de ouvir com o coração os clamores abafados e oprimidos que ecoam de seu povo. O Profeta não é  necessariamente alguém religioso.

      João Batista era filho de sacerdote, seu pai Zacarias, pertencia à baixa classe sacerdotal de Israel,  que geralmente vivia no interior da Judeia e trabalhava para se sustentar, servindo ao templo quando o seu grupo era convocado. João como todos conhecemos, foi concebido de pais de idade avançada, nasceu na região montanhosa da Judeia. Dele pouco se sabe, mas é inegável que ele foi um homem ungido de Deus, pois encontrou na radicalidade de vida o modo de servir e demonstrar o seu amor a Deus. Como vemos, é  sumamente importante que cada um de nós encontre o seu próprio caminho de vida e a partir dele, dê o melhor de si para o mundo e para as relações construídas. O importante é ser feliz e viver de um modo que nossa vida seja farol para outros, tal como João Batista, que apontou para Jesus. 

      Se contemplamos um pouco de sua vida, temos muito para aprender: ele diante dos fariseus não teve medo de reconhecer que não era o messias prometido, tal como nos afirma a 2º leitura de hoje, dos Atos dos Apóstolos 13, 22-26:" eu não sou aquele que pensais que eu seja...". Neste versículo temos duas grandes virtudes que se complementam: a humildade e o autoconhecimento, sem que haja nenhum vitimismo. Em outra passagem bíblica, estando João diante de Herodes e Herodíades, não temeu  denunciar a mentira e a hipocrisia vivida por ambos, o que levou à sua morte. João era um homem que não se deixava influenciar, por mais que sua vida corresse perigo. Hoje quantas vezes vendemos e trocamos nossas convicções a troco de banana! Estamos diante de uma grande crise moral, onde a vida já não é mais o bem maior, pois vivemos segundo os nossos caprichos e subjetivismos, sem que haja uma menor preocupação com o outro e seus direitos.

      Celebramos a natividade de um homem que viveu há mais de 2 mil anos, que no entanto, deixou os seus passos registrados na história de um povo. Que história estamos construindo? Pelo o que queremos ser lembrados? Uns são esquecidos, outros lembrados pelo bem ou pelo grande mal que fizeram. 

      Você é o protagonista e o sócio majoritário da tua vida, faça ela acontecer, não com arrogância, mas com alegria e ousadia, sabendo que tua vida é um dom de Deus.


      Que possamos ler a 1º leitura do profeta Isaías 49, 1-6, nos apropriando dela e nos sentido como este amado/a de Deus, visto/a, sonhado/a, desde o ventre materno e protegidos pela mãos amorosas de Deus. Como podemos ver nesta mesma leitura, Deus nos criou com uma missão particular que só pode ser realizada por cada um de nós. Por isso, reafirmo uma vez mais, o quão importante que cada um abrace sua própria realidade pessoal e desenvolva ao máximo seu potencial. 

      O salmo 138, exclama de modo admirável uma ação de graças de quem se sabe Dom e amado por Deus: "eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes! O gesto de ação de graças também faz parte da vida, especialmente de uma vida fecunda e bem vivida que saber reconhecer que tudo é dom de Deus e resultado esforço, dedicação. Esta foi uma das primeiras atitudes de Zacarias após o nascimento de João, que resultou em um lindo hino de ação de graça conservado na liturgia das horas. Eleve você também um hino de ação de graças ao Senhor Deus, pelo dom da tua vida, das pessoas que ama e de todo o bem recebido de Deus.

Um feliz final de semana para todos,
 sabendo que o amor nos humaniza  
desperta o divino que nos habita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º Domingo da quaresma 2020